domingo, 5 de setembro de 2010

Negra Li se prepara para abrir show de Lauryn Hill em Florianópolis

Não é apenas miss Lauryn Hill que fará bonito sexta-feira, no Stage Music Park, em Florianópolis. Liliane de Carvalho, mais conhecida pelo público brasileiro como Negra Li, é outra cantora que vai soltar a voz para a plateia. Flutuando entre o rap, o R&B, o pop — aventurando-se até mesmo pela MPB —, não são poucos os que comparam o trabalho da paulistana com o da estrela norte-americana, da qual é fã confessa.

Da Vila Brasilândia, Negra Li surgiu ainda adolescente, fazendo rap com o RZO. Depois de um começo apoiado na vontade, decidiu também aperfeiçoar o canto e os dotes vocais. Foi para o Coral USP. Aprendeu a abrir vozes, aquecimento, relaxamento vocal. Em 2004, foi uma das grandes apostas do rap brasileiro, na primeira leva de artistas do gênero lançada por grandes gravadoras. Guerreiro e Guerreira, o disco lançado em dupla com Helião, é um marco do estilo.

Logo a artista mostrou que queria ir além do discurso político e afiado do hip-hop. Queria cantar como algumas das suas cantoras preferidas — não só Lauryn Hill, mas ainda Whitney Houston e Mary J. Blige. O próximo disco, Negra Livre, foi o seu primeiro trabalho solo.

Mistura

Em sua nova fase, ela não abandonou o rap, mas está mais próxima do pop, R&B, até mesmo do funk e do jazz. Ao mesmo tempo, mantém contato com a música popular — é o caso da suingada versão que gravou para Você vai estar na minha. Mas há também o romance de Apaga a Luz, a melancolia de Lembranças, o clima anos 1970 de Você me deixa louca.

A versatilidade também a levou para a tevê e para o cinema, onde interpretou uma das integrantes do grupo de Antônia. O trabalho, que teve grande visibilidade, apresentou Negra Li para um público mais amplo. Ano passado, participou do longa 400 contra 1, do diretor Caco Souza. Também tem se destacado em diversas parcerias musicais, gravando com nomes como Martinho da Vila, Pitty, Jeito Moleque, Walter Alfaiate, Skank, D'Black Akon.

Lauryn Hill

No show, a norte-americana Lauryn Hill vem mostrar aos catarinenses porque é uma das cantoras da atualidade. Com longa trajetória, embora muitas vezes a mídia insista em lembrá-la mais por ser casada com um dos filhos do legendário Bob Marley, sua carreira deslanchou no final dos anos 1990, ainda como integrante da banda Fugees, que fez sucesso com músicas como Ready or Not e Fu-Gee-La.

Em 1998, ela recebeu 10 indicações ao prêmio Grammy, saindo da festa de premiação com cinco estatuetas. O primeiro disco solo de Lauryn Hill, The Miseducation of Lauryn Hill, foi citado pela revista Rolling Stone como um dos 500 melhores de todos os tempos.

O show em Florianópolis será o único no Sul do Brasil e abre a turnê de Lauryn Hill no Brasil. Depois de Santa Catarina, a cantora passa pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Nenhum comentário: