Biografia

Nascida na zona norte de São Paulo, Negra Li começou a se interessar pela música ainda na infância. Nessa época, cantava hinos da igreja evangélica. Quando adolescente, imitava Whitney Houston, foi a partir desse momento que passou a ouvir mais a black music. Aos 16 anos, interessou-se pelo rap.
Negra Li iniciou sua carreira musical com o grupo de rap RZO, em seguida iniciou parceria com o rapper Helião, e atualmente a cantora está em carreira solo, a qual iniciou-se com o lançamento do CD "Negra Livre".
Mesmo com esse "histórico", não estava em seus planos a vida musical de cantora. Pretendia ser uma modelo. Hoje, com projeção nacional, Negra Li agradece à mãe, professora do município de São Paulo, que lhe deu a oportunidade de ter um boa formação escolar, assim justifica seu sucesso.
Em 2006, estrelou o filme de Tata Amaral, Antônia, que, no ano seguinte, virou uma seriado homônimo na TV Globo. Em 2009 participou do longa 400 contra 1, a História do Comando Vermelho, do diretor Caco Souza.
E de lá pra cá, Liliane de Carvalho veio passando por uma metamorfose vocal e estética, à medida em que firmou parcerias e conquistou mais espaço no território musical. Já gravou com: Caetano Veloso, Nando Reis, Charlie Brown Jr, Belo, Martinho da Vila, Gabriel o Pensador, Pitty, Jeito Moleque, Walter Alfaiate, Skank, D'Black, Akon, Sergio Britto, NX Zero,Mano Brown,Marcelo D2, entre outros.
Em Junho de 2012 chegou às lojas a nova incursão musical da paulistana Negra Li, intitulado “Tudo de Novo”. Lançado pela Universal Music, o álbum é o segundo trabalho solo da cantora, desta vez apostando num repertório claramente direcionado à soul music, com fortes referências ao universo de Hyldon, Tim Maia, Diana Ross e Aretha Franlkin. O disco possui momentos de diva black dançante da Motown com marcação ritmada e arranjos de cordas contagiantes, como na faixa de abertura, “Tudo de Novo”, “Não Vá” e “Hoje eu só quero ser Feliz”, com letra e arranjo de metais que leva o ouvinte de volta ao suingue de meados dos anos 80. A cantora assina uma das canções, a suingada “Volta pra Casa”, em parceria com Khristiano Oliveira, uma das músicas mais interessantes do disco, com baixo e bateria inspirados no reggae e uma melodia vocal R&B norte-americano.
A cantora é casada com o músico Carlos Crésio Júnior, o Junior Dread, com quem tem uma filha chamada Sofia.

Discografia

Álbuns de Estúdio
Guerreiro, Guerreira 2004
Negra Livre 2006
Tudo de Novo 2012

Trilha sonora
Antônia 2006
Começar de Novo |Guerreiro, Guerreira 2004
Malhação | Deixa Rolar | Gabriel, O Pensador (participação especial Negra Li) 2005
Pé na Jaca |Você Vai Estar na Minha 2007
Malhação | Mundo Jovem 2007
Negócio da China | Ainda Gosto Dela | Skank (participação especial Negra Li) 2009
Malhação | Amar em Vão 2009

EP
2007: Estúdio Coca-Cola - Pitty e Negra Li

Cinema, teatro e televisão
2006 - Antônia (série) - TV Globo - Preta
2007 - Antônia (filme) - Tata Amaral - Preta
2010 - 400 contra 1 - A História do Comando Vermelho (filme) - Caco Souza - Geni
2012 - O Chapeleiro Maluco (teatro) - Jarbas Homem de Melo - Rainha Branca

Prêmios

Venceu
2005 - Video Music Brasil - Video Music Brasil de melhor videoclipe de rap (por Exército do Rap)
2005 - Prêmio Hutúz - Premio Hutúz de melhor Grupo ou Artista Solo (por Helião e Negra Li)
2006 - Prêmio Jovem Brasileiro - Premio Jovem Brasileiro de melhor cantora de hip hop
2009 - Prêmio Hutúz - Premio Hutúz de Melhor Artist Solo Feminino da década

Nomeado
2006 - Video Music Brasil - MPB (por Você Vai Estar Na Minha)

Campanhas Publicitárias

* Aniversário de um ano da transmissão 100% HD da emissora RedeTV.
* Campanha contra a Aids (Ministério da saúde)
* Aquarius Fresh
* jornal Estadão

Nenhum comentário: