quarta-feira, 8 de abril de 2009

Um filme para a fiel torcida

Captar e descrever em imagens o amor da Fiel Torcida pelo Corinthians. O formato é só de entrevistas com torcedores, dos mais variados tipos, classes sociais, raças, gêneros e idades. O cara que voltou de Paris para ver a partida contra o Grêmio que definiu o rebaixamento. A menina que rezou para Nossa Senhora pedindo pelo Corinthians antes do jogo contra o Ceará que decretou o retorno. O membro da Gaviões que passou a noite do sábado ántes do jogo fatídico em 2007 bebendo para não ter que dormir. Muitas caras dessa torcida que, dizem, é a única a inverter a relação e ter um time de futebol.

Esse é Fiel, documentário dirigido pela corintiana Andréa Pasquini, com roteiro dos também alvinegros Sérgio Groisman e Marcelo Rubens Paiva, a que o Futepoca teve a honra de assistir na sessão exclusiva para a imprensa realizada nesta quarta-feira, em São Paulo.

O filme é todo feito de depoimentos de torcedores, sem narração. Os entrevistados foram escolhidos entre mais de 3 mil histórias enviadas ao site oficial do filme. Segundo os realizadores, não houve nenhum acesso aos perfis sócio-econômicos dos torcedores e a diversidade alcançada não foi um objetivo.

O pano de fundo é a saga corintiana do rebaixamento em 2007 até a volta por cima e o retorno para a Série A. Fica a pergunta: por que diabos fazer um filme tendo como pano de fundo o momento mais triste da história do clube? A diretora explica com uma constante encontrada em todos os depoimentos colhidos. “Os entrevistados chegavam antes do momento de seu depoimento e acabavam ficando o dia todo, conversando. E sempre aparecia a questão das tragédias que presenciou. Eu pensei ‘a gente é meio maluquinho mesmo’ (risos). Parece que o sofrimento faz parte da paixão do corintiano”, diz Andréa.

Luiz Paulo Rosemberg, diretor de marketing do Timão, conta que a decisão de fazer o filme foi tomada por ele e pelo presidente Andrés Sanches logo após consumado o rebaixamento. “Fizemos duas promessas: fazer um filme homenageando a torcida e estar na Libertadores em 2010. Fico muito feliz de ter cumprido uma delas”, afirma.

Ele conta também a única diretriz que foi dada para os realizadores: “não ouçam a diretoria”. De fato, nenhum mandatário ou conselheiro aparece, apenas torcedores, alguns jogadores – Dentinho, Lulinha, Felipe (os sobrevivente de 2007), Chicão, William e André Santos (os novos), e o treinador Mano Menezes.



Mas a estrela é mesmo ela, a torcida, com sua devoção ao time. Há momentos que arrepiam, entristecem, emocionam. Entre as história, destaque para a torcedora que, durante as filmagens, descobre estar com câncer.

O filme tem ainda uma música inédita dos corintianos Rita Lee e Carlos Rennó, chamada "Sou Fiel", na voz da cantora Negra Li (que também torce pelo Timão). Bela homenagem do Corinthians a seu torcedor, que deve fazer de tudo para ir aos cinemas a partir do dia 10, quando o filme estréia - eu pretendo ver de novo e comprar o DVD (pré-venda no site www.filmefiel.com.br), que trará depoimentos que ficaram de fora do corte final do filme (a primeira versão de trabalho tinha mais de oito horas, segundo a diretora).

Os planos do clube para a bilheteria são ambiciosos: esperam ser o filme de futebol mais visto do país. Sobre isso, Rosemberg – em tom de brincadeira, santistas – provocou: “Teve um filme sobre um ex-jogador, que usava a mesma camisa que o Douglas, que levou 200 mil pessoas aos cinemas. Deixo para a Fiel responder se levaremos 300 mil, 500 mil...”.

Nenhum comentário: