domingo, 5 de abril de 2009

Negra Li dita moda para cabelo afro



Conseguir manter os cabelos crespos em dia é uma tarefa quase impossível. As mulheres afro-brasileiras sabem muito bem da dificuldade de deixar os fios com um caimento bonito, com brilho e com um aspecto saudável. E algumas atitudes, como o excesso de química acabam deixando os fios ainda mais ressecados e quebradiços.

No quesito cabelo crespo, a campeã de beleza é a cantora Negra Li, que assume um Black Powercom muito charme e atitude. "Estou muito feliz com o meu cabelo, principalmente porque ele cresce bastante e reage muito bem aos tratamentos. Mas muita gente acredita que ele não necessita de cuidados especiais, o que não é verdade. Gasto quase 1 hora por dia para hidratar bem os fios e deixar todos os cachos no lugar. Ninguém consegue um resultado positivo sem esforço. E isso também vale para o penteado Black Power", fala a cantora em entrevista exclusiva ao MinhaVida.

Mas a dúvida é como cuidar dos cabelos crespos, proporcionando brilho e beleza para os fios. "Não dá para exagerar na química, um erro cometido por muitas mulheres", explica o cabeleireiro Wagner Moraes, do Studio Kg, que cuida da cantora.

Black Power
Uma das tendências para cabelos afros é o Black Power, look atual da Negra Li. "Para manter o look precisa ter atitude, ou no mínimo se sentir confortável com o penteado, já que algumas pessoas ainda olham de maneira preconceituosa. Elas não entendem que é um estilo e não uma falta de penteado", diverte-se a cantora.

O processo que ajuda a manter o penteado em dia é conhecido como texturização. Ele é responsável por soltar os fios e proporcionar um aspecto mais leve para o penteado. O lado positivo é que o tratamento não agride os cabelos já que não modifica diretamente o DNA dos fios, segundo Wagner Moraes. "Quem opta por esse penteado precisar seguir algumas dicas, como lavar os cabelos apenas duas vezes por semana e utilizar cremes especiais para hidratação".

Mas os benefícios de quem escolhe o Black Power também são grandes. "Depois da texturização os cabelos ficam mais soltos e fáceis de domar, após a lavagem basta aplicar um creme sem enxágue e pentear com os dedos que o visual fica pronto. A visita ao salão precisa ser freqüente, mas não demanda muito tempo e uma simples ajustada já deixa o visual como novo. Sem contar que ele realça a beleza negra e fica supermoderno", explica o cabeleireiro da cantora.

Alisamentos
O alisamento em cabelos crespos necessita de atenção redobrada, já que deve possuir uma ação mais forte. O maior problema é que as mulheres abusam da química e quando optam por um desses alisamentos deixam os cabelos sujeitos a diversos riscos. "Existem ótimos alisamentos para cabelos crespos. A escolha da melhor opção depende da condição e do tipo de cabelo de cada pessoa. Mas, geralmente, é preciso ficar, no mínimo, um mês sem passar nenhuma química no cabelo. Abusar da hidratação também é uma ótima pedida já que os crespos costumam ressecar facilmente", alerta o especialista. "Depois desse passo é necessário procurar um especialista, que deve analisar as condições dos fios e sugerir o tratamento mais indicado".

Outra preocupação do cabeleireiro está ligada ao alisamento feito em casa, sem ajuda de um profissional. "Os alisamentos mudam a estrutura do DNA dos fios. Quando erramos na escolha, além de enfraquecer consideravelmente o cabelo, o resultado fica artificial e dá trabalho para reverter", alerta Wagner Moraes.

O cabelo da Negra Li
A cantora divide os cuidados: no dia de lavar, a atenção é para que os cachos tomem forma e Negra Li tenha sossego, sem precisar ficar se ajeitando. O cabelo dela é lavado duas vezes por semana. Quando não precisa lavar, a hidratação recebe carinho especial.

No dia de lavar

1. Xampu e condicionador.
2. 20 minutos de máscara hidratante protegem os fios do ressecamento
3. Leave-in sem enxágue evita os cabelos queimados
4. Deixe secar naturalmente e jamais use secador
5. Quando secar, penteie usando os dedos e, se necessário, ajeite os cachos com uma escova de dentes bem largos e firmes.

Nos demais dias

1. Os dedos servem como pente ao amanhecer
2. Os cachos são desamassados e recebem uma camada de leave-in, diariamente. E nem precisa se preocupar com a oleosidade: nos fios crespos, ela tem dificuldade de chegar ao comprimento (por isso a cantora consegue lavar o cabelo apenas duas vezes na semana). Vale o cuidado de sempre: jamais chegue com o creme na região da raiz.

fonte: http://www.minhavida.com.br/materias/beleza/Negra+Li+dita+moda+para+cabelo+afro.mv

2 comentários:

sandra disse...

Adorei as dicas...

Laudicéia disse...

Amei as dicas... também uso o cabelo black e amo a Negra Li...