quarta-feira, 18 de março de 2009

Terminaram as filmagens de 400 contra 1

Terminaram neste domingo (15/3) as filmagens de 400Contra1 - Uma História do Comando Vermelho, no Rio de Janeiro. No blog do filme, o diretor Caco Souza afirma que "ao longo de sete semanas, o sonho foi se transformando em imagens, belas e impactantes, resultantes de uma ampla gama de esforços: tive o privilegio de contar com o apoio de uma equipe incansável e a entrega de todo o elenco que não pouparam esforços".

Com locações em Curitiba, Ilha Grande e Rio, o longa conta a história das origens do Comando Vermelho, tendo como ponto de partida o livro autobiográfico de William da Silva Lima, um dos principais articuladores da polêmica organização. A última cena a ser filmada exigiu o corte de cabelo de dezenas de atores e figurantes, retratando o momento que registra um protesto de detentos em defesa de um companheiro, humilhado por um corte de cabelo. Até Souza entrou no clima, virou figurante e teve seu cabelo raspado também.

Criado no auge da ditadura militar brasileira por um grupo de prisioneiros comandados por William da Silva Lima, o Comando Vermelho nasceu dentro do Instituto Penal Cândido Mendes, mais conhecido como Presídio da Ilha Grande, no Rio de Janeiro. A mistura de presos políticos com presos comuns na Galeria B de Ilha Grande, a partir de 1974, fomentou uma situação de extrema incoerência interna dentro do sistema penal, onde, por um lado, criou-se uma relação de respeito e admiração por parte dos presos comuns à organização; disciplina e companheirismo dos revolucionários de esquerda. Por outro lado, culminou num incontornável clima de crescente tensão impossível de não explodir em tragédia.

Na história, Daniel de Oliveira atua como o protagonista e narrador, vivendo o papel de William da Silva Lima. Daniela Escobar (Diário de um Novo Mundo) interpreta Teresa, com quem o protagonista vive uma paixão arrebatadora. Branca Messina (Não Por Acaso) e Negra Li (Antônia - O Filme) também integram o elenco de 400Contra1 - Uma História do Comando Vermelho, cuja estreia ainda é indefinida, com distribuição da PlayArte.

Nenhum comentário: