terça-feira, 2 de março de 2010

São Bernardo terá 24 horas de cultura

Depois de ficar fora da primeira lista da Virada Paulista, cidade confirma a presença

Bruno Antunes
Agência BOM DIA

De última hora, São Bernardo anuncia que fará parte da Virada Cultural Paulista deste ano, que acontece entre os dias 22 e 23 de maio, e é o 30º município a integrar o evento. Depois de ter ficado fora da primeira lista, lançada em janeiro, fruto de um mal entendio entre órgão estadual e prefeitura, a cidade confirma atrações de grande porte para os shows.

No último dia 27 de janeiro, data em que a lista das cidades foi divulgada pela Secretaria de Cultura Estadual, a cidade da região não integrava o grupo de participantes. À época, a própria secretaria disse que o convite foi feito e a resposta por parte de São Bernardo deixou de acontecer.

“Foi tudo um mal entendido. Na época quem cuidava do assunto era outro setor, que não confirmou a presença da cidade”, explica Leopoldo Nunes, secretário de Cultura de São Bernardo. “Quando soubemos da situação, procuramos a Secretaria do Estado que nos atendeu prontamente”, completa.

O motivo para sediar o evento se deve à aceitação do público nas duas última edições ocorridas na cidade. “Tivemos a segunda maior média de público, depois da Virada Cultural, que acontece na Capital”, explica Nunes. No ano passado, os espetáculos da cidade receberam cerca de 100 mil pessoas, contra 4 milhões de São Paulo.

O trâmite para escolher as apresentações e os espaços a serem utilizados durante as 24 horas de cultura terá duração de um mês, segundo Nunes. Os shows acontecerão nos locais abertos de São Bernardo, como o Paço e o Parque da Juventude.

Para as apresentações teatrais, a Prefeitura planeja restaurar dois espaços da cidade. “Vamos reformar as salas Lauro Gomes (no bairro Rudge Ramo) e Abílio Pereira Almeida (Baeta Neves), que ficaram décadas sem receber melhorias”, anuncia.

Com o convite confirmado e os espaços resolvidos, Nunes aproveita para chamar o público para a edição deste ano. “Teremos grandes atrações. O público terá três shows e apresentações, todos de forma gratuita”, conta o secretário.
Entre os já confirmados pela Secretaria de Cultura da cidade está a banda de rock Cachorro Grande e a cantora de hip hop, Negra Li.

Atrações locais terão oportunidade no evento

Com a confirmação da participação de São Bernardo na Virada Cultural Paulista deste ano, a prefeitura, além de trazer as grandes atrações, também quer incluir as produções artísticas da cidade nas apresentações.

“Primeiro vamos fazer um chamamento público e informar que estamos selecionando espetáculos para a Virada”, explica o secretário de Cultura do município, Leopoldo Nunes.

Apesar de já ter acontecido o mesmo tipo de iniciativa nos dois anos anteriores, quando a cidade recebeu o evento, Nunes garante que desta vez será diferente. “Antes, as apresentações eram selecionadas ‘pelo balcão’, sem nenhum critério. Agora, iremos criar uma comissão para avaliar os candidatos”, diz.

Os interessados terão de possuir alguns pré-requisitos, que ainda serão definidos. “Certamente as produções artísticas terão de mostrar currículo para participar da Virada deste ano”, completa Nunes.

Além das produções locais, há ainda a expectativa de trazer grandes atrações nas artes cênicas. “Não terá apenas os grandes shows de Cachorro Grande e Negra Li. Iremos ainda trazer dois espetáculos de dança e outros dois de teatro”, conclui.

Negra Li é o destaque deste ano

Público agitou com os shows que aconteceram o ano passado no Paço Municipal
Entre as atrações previstas para a Virada Cultural Paulista deste ano em São Bernardo, o destaque fica com os roqueiros do Cachorro Grande. “A banda mobiliza multidões, e acredito que aqui não será diferente”, diz secretário de Cultura Leopoldo Nunes. Os roqueiros estão em turnê de seu último disco, “Cinema”, lançado em 2009 e que é sucesso de venda e crítica.

Outro destaque que subirá aos palcos da cidade será a cantora de hip hop Negra Li. “Ela tem um belo trabalho no estilo, que é muito forte na cidade”, diz Nunes. Os horários ainda serão confirmados.

Nenhum comentário: