quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Café com leite e muito balanço

Mineirice do Skank faz parceria com a rapper paulista Negra Li no terceiro show de amanhã no palco central do Planeta Atlantida, em Florianópolis.



Ainda Gosto Dela é uma das canções do novo CD do Skank, Estandarte, lançado no ano passado. Além de atingir altas posições nas principais paradas das rádios no país, a faixa provocou a aproximação da banda mineira com a rapper paulistana Negra Li, que empresta a voz à faixa. Um dos frutos dessa parceria é a apresentação de ambos – grupo e cantora – no Palco Central do Planeta Atlântida, na noite de sexta-feira.

O encontro se dá num bom momento da carreira tanto do Skank quanto de Negra Li. Skank está no 17º ano de estrada e, durante esse tempo, lançou 10 discos, sendo oito de inéditas, a coletânea Radiola e um Ao Vivo MTV, e três DVDs. Entre CDs e DVDs, já foram vendidos mais de 5,5 milhões de unidades.




Estandarte foi eleito pela revista Rolling Stone como um dos 25 melhores CDs nacionais do ano passado e já emplacou hits como o citado acima e Chão. O repertório foi considerado pela revista como “experimental e acessível” na mesma medida. Produzido por Dudu Marote, o disco faz citações mais erotizadas nas letras, sem apelações. Foi gravado durante os meses de janeiro a agosto de 2008, em jam sessions no estúdio Máquina, em Belo Horizonte. Muitos takes dessas sessões foram inseridas no produto final.

Formada por Samuel Rosa, Henrique Portugal, Lelo Zanetti e Haroldo Ferretti, a banda não se furtará de tocar seus maiores sucessos no festival. Skank sabe como ninguém levar o público na medida, mesclando baladas como Resposta e balanços como Garota Nacional.




O diferencial deste show, em relação aos Planetas anteriores, será a participação de Negra Li. Nascida Liliane Carvalho, em 1979, a cantora tornou-se Negra Li quando se juntou ao grupo de rap RZO, aos 16 anos. Logo depois, gravou uma música e videoclipe com a banda Charlie Brown Jr. o que ajudou a projetá-la nacionalmente.

Mas fama mesmo a negra obteve depois do filme Antônia, longa-metragem de Tata Amaral no qual foi protagonista. É a história de um grupo de quatro cantoras mulheres, focadas em rap e black music, que enfrentou desafios para chegar ao sucesso. O filme virou série de TV e deu ainda mais visibilidade à voz sensual e elaborada de Negra Li.

A cantora já dividiu o microfone com grandes nomes da música, como Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Caetano Veloso, Nando Reis, Walter Alfaiate, Pitty, Belo, entre outros. O primeiro disco, Guerreiro, Guerreira (Universal, 2004) foi gravado em parceria com Helião, do RZO.

O último álbum, Negralivre (Universal, 2006) trouxe sucessos como Você Vai Estar na Minha, que foi trilha da novela Pé na Jaca, da RBS TV,e Mundo Jovem, trilha da série Malhação, entre outros. São faixas que certamente vão embalar o show.

Nenhum comentário: