quarta-feira, 30 de abril de 2008

Você lembra das ‘Antônias’?




Quarteto da periferia de São Paulo ainda batalha para alcançar reconhecimento. O EGO foi atrás das intérpretes para saber o que cada uma anda fazendo.

Em 2006, a Brasilândia, em São Paulo, ganhou as sextas-feiras da TV Globo e fez o país enxergar o que hoje é visto em “ Duas Caras ”: a favela, em sua maioria, é feita de “gente do bem”. “ Antônia ”, seriado gravado naquele bairro, ainda alçou à fama um quarteto que antes circulava pelos subúrbios da cidade.

Negra Li, Quelynah, Cindy Mendes e Leilah Moreno deixaram saudade com o fim da primeira temporada. Alguns meses depois, elas voltaram ao ar com mais conflitos e histórias do submundo de uma grande cidade. Dois anos depois do sucesso estrondoso – que tinha a vinheta “Oh oh, Antônia brilha...” -, o EGO foi atrás das meninas da periferia que ainda perseguem um lugar junto à fama.

Todas são unânimes e recordam do seriado com carinho. “O grande público sempre comenta sobre a Barbarah, que foi uma personagem muito forte”, conta Leilah Moreno, intérprete da presidiária da trama. “Muitas pessoas me param nas ruas para falar do seriado. Isso me deixa feliz, pois significa que meu trabalho foi muito bem aceito pelo público”, acredita Quelynah, que viveu a tranqüila, porém não menos guerreira, Mayah.

Negra Li abriu uma empresa para agenciar rappers brasileirosPara Negra Li, que na primeira temporada costurou as histórias como Preta, o seriado “Antônia” está sendo esquecido aos poucos. “A memória do povo é curta e, cada dia que passa, o programa é lembrado cada vez menos. Contudo, as pessoas sempre me reconhecem como a Negra Li cantora”.

União não é mais a mesma

O brasileiro pode ter se desapegado das batalhadoras suburbanas da ficção, mas e na realidade? Elas ainda continuam juntas? “Não muito. Depois que acabaram as gravações, cada uma seguiu sua carreira e acabamos nos falando muito pouco. Mas sempre nos encontramos em eventos”, diz Quelynah. “As agendas não permitem, mas dia 24 de abril estarei dividindo o palco do Ébano Bar (em São Paulo) com a Quelynah”, adianta Negra Li.

Leilah Moreno faz parte da banda do programa "Altas Horas", da TV GloboPara Leilah Moreno, a opção do quarteto pelo canto possibilita encontros casuais. “Cindy, Quelynah e Negra Li são cantoras também, e sempre que possível nos encontramos. Acredito que ‘Antônia’ foi um momento muito especial na carreira de todas. Só não nos encontramos com mais freqüência devido ao trabalho de todas.”

O longa de Tata Amaral – que deu origem à série – foi lançado no começo de 2007 com muito alarde, mas não alcançou a bilheteria esperada. Foram 125 cópias espalhadas por todo o país e menos de 100 mil espectadores. Frustrante? “Lógico que não. O filme não teve uma pegada comercial e foi feito com pouco dinheiro”, defende Negra Li. “Não tenho informações sobre a audiência, mas de forma alguma houve uma frustração, muito pelo contrário. O filme foi elogiadíssimo nos festivais de cinema de Miami e de Berlim, onde tive a oportunidade de comparecer”, diz Leilah Moreno, engrossando o discurso da colega.


O futuro das "Antônias"

Assim como no seriado, todas continuam perseguindo o sonho do reconhecimento como cantoras talentosas. “Aproveitei a visibilidade que tive após o programa e o filme para divulgar meu primeiro trabalho solo, ‘Quelynah’, lançado no fim de 2006. Estou totalmente focada em fazer shows e compondo outras músicas para o próximo trabalho”, adianta a cantora, que ainda é madrinha da ONG Arte na Lata.

Negra Li tem estudado bastante e está na pré-produção de seu segundo álbum – o primeiro, “Negra Livre”, vendeu 11 mil cópias. Recentemente, ela gravou participação na música “1 Minuto”, do cantor D’Black, que será lançada em maio. “Abri minha empresa, a Negra Li Produções, com a missão de gerenciar a minha carreira e a de outros artistas do hip hop nacional”, gaba-se ela, que no final de maio fará uma turnê no Japão.

Cindy Mendes lançou o CD “Grite Alto” em 2007 e continua na divulgação do álbum, além de fazer shows pelo Brasil. O EGO não conseguiu falar com a cantora, mas pessoas próximas à ela confirmam apresentações em São Paulo e em outras cidades

fonte: EGO

Nenhum comentário: