quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Adoniran Barbosa ganha homenagem do Altas Horas com presença de Negra Li



O programa Altas Horas (realmente o único programa com “vida inteligente” nas madrugadas de sábado), comandado por Serginho Groisman, vai prestar uma justa homenagem ao compositor Adoniran Barbosa, um símbolo do samba de São Paulo, que neste ano completaria 100 anos de idade. Um show com a participação de Negra Li, Maria Rita, Zélia Duncan, Lenine, Dominguinhos, Demônios da Garoa, Jorge Aragão, Gabriel Pensador e Jeito Moleque vai virar um programa especial a ser exibido no próximo dia 28 de agosto. A gravação acontece neste sábado, dia 21, em frente ao Museu do Ipiranga, um dos cartões postais de São Paulo.

A emissora ainda não divulgou a música que cada artista irá cantar. Mas é possível seguir algumas pistas. Zélia Duncan, em seu Twitter, escreveu um trecho da canção Apaga o fogo, Mané e disse que iria para o ensaio do programa. Mais tarde, ela divulgou a foto ao lado. O grupo-galã Jeito Moleque gravou recentemente um DVD no qual consta Saudosa Maloca, cantada com o acompanhamento dos veteranos dos Demônios da Garoa, intérpretes oficiais de Adoniran.

Nascido João Rubinato, o compositor, que neste ano completaria 100 anos de idade, começou a vida vendendo tecidos. Porém, o que ele queria mesmo era ser cantor. Acabou virando ator de rádio, atuou no cinema, foi comediante e garoto-propaganda.

Adoniran, que na verdade era paulista de Valinhos, eternizou o jeito paulistano, meio italianado, de falar. Suas músicas ganharam outros sotaques, como a da baiana Gal Costa (Trem das onze), o da gaúcha Elis Regina (Saudosa maloca e Tiro ao álvaro), o da mineira Clara Nunes (Iracema) e da carioca Clementina de Jesus (Torresmo à milanesa).

Composta no início da década de 60, Trem das onze acabou ganhando uma versão no legítimo italiano. O cantor Riccardo del Turco, em 1968, a rebatizou de Figlio Unico. Sem muito jeito, ele tenta fazer o “pascalingundum” da famosa introdução da canção. (Assista ao vídeo).

Neste ano, o Altas Horas já havia dedicado um programa à obra do compositor Erasmo Carlos. Desta vez, claro, com a presença do homenageado que cantou ao lado de Adriana Calcanhoto, Paula Toller, Marcelo D2 e Wanderléia. Serginho conseguiu ainda quase o impossível: convencer a cantora Maria Bethânia a se apresentar em um programa de TV. A baiana, que já dedicou um disco ao repertório de Erasmo e Roberto Carlos, cantou As canções que você fez pra mim e Sentado à beira do caminho.

2 comentários:

Anônimo disse...

vc no samba e d mais>>>!!
espero q continue asimm>>!!!
nos trazendo alegria com sua voz>!!
InCrIvEl....!!!!

t t
T e A MO
a a
m m
o o

carlos cresio disse...

Vi e ouvi a gravação hoje(21/8),foi lindo a Negra Li cantando com o Gabriel Pensador.
A galera vibrou quando ela entrou,foi a maior concentração de celulares e maquinas fotograficas ,,.foi lindo.Parabens,ficarei aguardando o programa para reve-la linda como sempre.Beijos