domingo, 29 de junho de 2008

MTV: Exclusivo: Japão por Negra Li


Exclusivo: Negra Li em turnê no Japão!


“Eles nunca viram uma negra de Black Power!”. Foi assim que a brasileiríssima Negra Li iniciou nossa conversa sobre sua viagem de 15 dias ao Japão. Convidada para fazer 4 shows na cidade do sol nascente, a cantora embracou em mais uma turnê do “Negra Livre”, seu álbum mais conhecido e lançado em 2006 pela Universal Music, porém nunca antes cantado em terras nipônicas.


De típica turista à crítica gastronômica, Negra Li já arrisca algumas palavras em japonês e ainda conta: “estou com uma vontade louca de voltar!”. Confira então o diário de bordo feito especialmente para vocês:

Sozinha no embarque.
“Bom, primeiro preciso dizer que viajar sozinha não é fácil. Mas fazer o que, né? A verba era pouca e só dava para me contratar na turnê. Acabei tocando com um dj que já conhecia. Foram 15 dias incríveis e sofridos ao mesmo tempo. Me diverti muito, mas confesso que voltar sozinha para o hotel é difícil”.


O silêncio dos templos...
“Primeiro fui para Hammatsu, interior do Japão. Foi maravilhoso, conheci diversos templos milenares, uma experiência única! Cada um deles tinham um chama acesa há milhões de anos. Foi quando me dei conta que estava em um país que realmente tem história”.

Fazendo mímica para comer!
“Os japoneses são muito educados. Eles têm a maior paciência do mundo com quem não sabe a língua deles. Imagina como foi para mim? Meu inglês não é muito bom e o deles é pior ainda. E não é marra! Eles não falam inglês mesmo. Tive que usar a mímica! O mais difícil é para comer! Tudo muito diferente do Brasil”.


Socorro, Tóquio!
“Foi engraçado, só fui me dar conta que antes estava viajando pelo interior quando conheci Tóquio. Foi aí que saquei melhor o Japão e entendi o que é uma cidade grande lá. É tudo muito contrastante! Muitos carros, prédios gigantescos, tudo super tecnológico. E do outro lado da rua, um templo. Fui ao cruzamento mais famoso da Ásia! Aquele que parece um formigueiro, gente para tudo quanto é lado! E o mais doido é que ninguém se esbarra! Uma loucura!”.

Japão tradição x Japão Pop
“Eu me surpreendi comigo mesma. Achei que ia gostar muito mais da parte tradicional do Japão, da religião e tal. Mas quando vi aquelas pessoas usando roupas doidas em Tóquio, surtei. O povo sai todo colorido na rua. Curti muito esta parte mais pop!”.



Compras!
“Não comprei muita coisa não, apesar das tranqueiras. Claro, trouxe um laptop para minha irmã. Realmente é impossível ir ao Japão e não gastar nada com tecnologia, os preços são irresistíveis. Ah, Agora lembrei! Fiz a melhor compra da minha vida numa lojinha de esquina. Encontrei um casaco maravilhoso por 14 reais! Comprei logo dois! Um preto e outro dourado. Inclusive até usei no São Paulo Fashion Week 2008, foi um sucesso!”.

Vida de 1° Mundo!
“Outra coisa que me chamou a atenção foi a limpeza dos lugares. No Japão você não encontra um papel na rua. Também não encontra lixeira. Cada um cuida do próprio lixo! A estação de trem estava sempre lotada e quando esvaziava não dava para ver nada no chão. Tudo limpo! Outro mundo mesmo. Também não se pode fumar em espaços públicos. É tão primeiro mundo que as crianças andam sozinhas na rua, vi várias indo para escola. Muito bonitinho, mas todas de capacete contra terremoto. E o trem bala? Nossa, parece um avião!”


Paga-pau de americano
"Com uma coisa eu fiquei besta. Os japoneses pagam pau para os americanos! É até chato, viu? Não dá para entender direito. Mesmo depois de toda a história da bomba de Hiroxima eles copiam os americanos? E outra, eles não são terceiro mundo, estão entre os melhores em tecnologia, são super inteligentes e mesmo assim pagam pau, copiam muita coisa! As roupas, a comida e colocam expressões em inglês nas palavras. Claro que são os mais jovens, vi umas pessoas falando “hi”, “bye, bye”. Rosa, por exemplo, eles falam “pinko”, uma abreviação de “pink” e assim vai”.


Famosa, eu?
“Isto foi uma estranho! Estava eu passeando, quando ouço: “picture?”. Vários japoneses vieram tirar fotos comigo. E eu pensando: será que eles sabem que eu canto? Será que sou famosa aqui? Mas não, eles só queriam fotos porque sou negra e tenho blackpower. Para eles é muito diferente, com certeza achavam que eu era americana. Até vi uma japa com o cabelo todo encrespado”.


Os brazuca no Japão!
“Não sei em que cidade do interior eu vi uma placa “Tire sua carteira de motorista” aí eu pensei: gente, mas como assim? Em português? Nós estamos no Japão! Os brasileiros dominaram tudo! Os quatro shows que fiz foram para a comunidade brasileira no Japão. Eles gostaram muito! Compraram o CD e tudo. Fui também em uma festa junina! Nunca imaginei, mais de 3.400 pessoas! Também subi no palco, parabenizei a galera, peguei no microfone e cantei, foi ótimo!”



Por: Letícia Massa

(Colaborou: Brunno Constante)

fonte: http://mtv.uol.com.br/noticias08/node/94465

Nenhum comentário: